Tudo sobre o maracujá - Como Cultivar Maracujá - Pragas do Maracujá

principais pragas do maracujá e como você pode controlar todas elas
Doenças e Pragas do maracujá

Se você deseja informações técnicas precisas sobre as pragas do maracujá. Clique aqui
Pragas do Maracujá Você já passou por um destes problemas em seu maracujazeiro? • Flores que caem antes de abrir• Abelhas desconhecidas rondando as flores
• Lagartas comendo as folhas
• Abortamento de frutos
• Frutos deformados Esses são apenas alguns sintomas que suas plantas podem apresentar devido ao ataque de pragas. Neste e-book eu te mostrarei quais são as principais pragas do maracujá e como você pode controlar todas elas, então continue a leitura para aprender como resolver os problemas de uma vez por todas, sem estresse.clique aqui

O que é o maracujá?

Maracujá é o "alimento na cuia", do Tupi Mara Kuya - fruto que ser serve ou alimento na cuia. Fruto muito comum em zona tropicais e subtropicais da América. Produzido por plantas do gênero Passiflora, mas especificamente da Passiflora Edulis, é o fruto do maracujazeiro.

História do Maracujá

A história escrita do maracujá começa por Gabriel Soares de Souza em seu Tratado Descritivo do Brasil em 1587
"E comecemos logo a dizer dos maracujás, que é uma rama como hera e tem a folha da mesma feição, a qual atrepa pelas árvores e as cobre todas, do que se fazem nos quintais ramadas muito frescas, porque duram sem se secar, muitos anos. A folha da erva é muito fria e boa para desafogar, pondo-se em cima de qualquer nascida ou chaga e tem outras muitas virtudes; e dá uma flor branca muito formosa e grande que cheira muito bem, de onde nascem umas frutas como laranjas pequenas, muito lisas por fora; a casca é da grossura da das laranjas de cor verde-clara, e tudo o que tem dentro se come, que além de ter bom cheiro tem suave sabor. Esta fruta é fria de sua natureza e boa para doentes de febres, tem ponta de azedo e é mui desenfastiada; e enquanto é nova, faz-se dela boa conserva; e enquanto não é bem madura, é muito azeda."
Fonte: Souza, Gabriel Soares de - Tratado Descritivo do Brasil em 1587 - Portal Domínio Público - acessado em 23 de Maio de 2020 - <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003015.pdf>
O maracujá também é chamado de fruta-da-paixão de grande interesse ornamental, suas belas e singulares flores lembram os instrumentos utilizados na crucificação de Cristo. No início do século XVI foi enviado ao Papa Paulo V uma muda de maracujá como presente, esse Papa mandou que cultivassem a planta com muito carinho em Roma dizendo que aquela planta representava uma revelação de Deus, devido as características da sua flor relacionando à “Paixão de cristo” de onde originou o nome do seu gênero botânico Passio que se refere a paixão e flor oris que seria flor.

O maracujá e a alimentação

O maracujá é fonte de vitamina A, C e do Complexo B. Possui sais minerais tais como ferro, sódio, cálcio e fósforo.
Muito difundido é a sua propriedade calmante conhecida desde a antiguidade, podendo também ser usado como hipnótico, sonífero e tonificante.
Suas folhas eram usadas pelos indígenas em cataplasmo para cicatrização.
Suas folhas possuem maracujima, passiflorina e calmofilase, substância utilizadas como sedativos, antiespasmódicos, anti-inflamatórios e depurativos, e suas semente atuam como vermífugos. O chá das folhas de maracujá deve ser usado com muita cautela pois possuem uma substância chamada ácido cianídrico (cianeto) e podem gerar quadros de intoxicação.

Como cultivar maracujá

O maracujá pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais.
O solo deve ser arenoso ou levemente argiloso, profundos e bem drenado
Os solos com encharcamento favorecem doenças do sistema radicular.
Importante utilizar-se de adubação orgânica, essa adubação depende da quantidade adequada aplicada, quanto da época, localização do corretivo e dos fertilizantes.
O tempo de colheita do maracujá amarelo acontece quando eles maduram e caem ao chão. Essa colheita varia de seis a nove meses. Plantios mais próximo do verão permitem colheita precoce, no sexto mês.

As Pragas/Doenças do maracujá

Apesar da grande importância do maracujá no Brasil, ainda é muito defasado os estudos a respeito dessa cultura.
Sabe-se que a capina mecânica não é muito indicada nessa cultura, pois as raízes do maracujazeiro se concentram geralmente entre 15 a 50 cm do caule, portanto os herbicidas são muito mais indicados para o controle.

Principais doenças e controle

O maracujazeiro pode ser atacado por vírus, fungos e bactérias.
As doenças mais comuns são o tombamento, mela, antracnose, verrugose ou cladesporiose, bacteriose, definhamento precoce, podridão do colo e murcha ou Fusariose.

Características e controle do tombamento:

O tombamento ou mela é uma lesão no colo da planta que causa o tombamento e morte do maracujazeiro.

Controle do Tombamento 

- manejo adequado da sementeira ou usando pentacloro nitrobenzeno para Rhizoctonia, benomil para Fusarium e fosetyl-Al para Phytophthora.

Características e controle da Antracnose:

É uma doença que causa a principio manchas pequenas, no início claras e circulares, rodeadas por bordas verde-escuras. Os ramos começam a mostrar manchas alongadas que se transformam em cancros.

Controle da Antracnose:

O Controle pode se dar pela aplicação de procutos à base de oxicloreto de cobre junto com mancozeb, chlorotalonil ou benomil.

Características e controle da Verrugose ou cladesporiose:

Manchas no início circulares, translúcidas, cobre-se depois por um tecido corticoso, áspero, saliente, de cor parda. Deformam o fruto e nas folhas o limbo foliar torna-se completamente enrugado. Os sintomas aparecem também nos ramos, gavinhas e pecíolos.

Controle da Verrugose:

- Cobertura com caldas fungicidas destacando-se os produtos à base de cobre. Passar uma vez por semana em épocas chuvosas e quinzenalmente em períodos de poucas chuvas. Não se recomenda o controle dos frutos quando o destino dos mesmos é para a industrialização do suco pois a doença não atinge a polpa.

Características e controle da Bacteriose:

Essa geralmente está presente em estações chuvosas, é semelhante a antracnose, a diferença é que inicialmente apresenta pequenas manchas aquosas nas superfícies dos tecidos das folhas e frutos em qualquer fase do desenvolvimento

Controle da Bacteriose:

O controle é similar ao da Antracnose - Cobertura com caldas fungicidas destacando-se os produtos à base de cobre. Passar uma vez por semana em épocas chuvosas e quinzenalmente em períodos de poucas chuvas. Não se recomenda o controle dos frutos quando o destino dos mesmos é para a industrialização do suco pois a doença não atinge a polpa.

Características e controle do Definhamento precoce –

pela desfolha da parte aérea, resultante da presença nas hastes principais de áreas com pequenas manchas de coloração amarelada que coalescem, secam, formando grandes áreas descoloridas ou de cor parda-avermelhada que com a continuação destroem o tecido cortical externo, provocando o secamento das hastes e a morte das plantas.

Controle do Definhamento precoce 

- produtos à base de ditiocarbamatos.


Características e controle da Podridão do colo –

manchas escurecidas e úmidas que depois apodrecem lesionando inclusive o cilindro central do caule. A lesão pode se desenvolver para cima ou para as raízes. As folhas tornam-se murchas, amareladas e quando a lesão envolve totalmente o diâmetro do caule a planta morre.

Controle  da podridão do colo - 

não plantar em solos compactados, não usar grade, evitar ferimentos nas operações da capina, retirar as lesões iniciais, raspar a área afetada e aplicar pasta bordaleza, no momento do plantio, mergulhar as raízes até 20 cm acima do colo, em uma solução de metalaxil (200 g/100 1 água); no caso de aparecimento de plantas doentes, principalmente nos períodos de altas temperaturas e umidade quando ocorre maior disseminação da doença, proceder a erradicação das plantas e sua imediata destruição pelo fogo.

Características e controle da Murcha ou fusariose - 

ataca os vasos lenhosos a partir das raízes causando murcha generalizada e morte rápida das plantas. A murcha se inicia pelas extremidades do ramo e neste momento, antes da generalização da murcha, as raízes já se encontram apodrecidas.

Medidas preventivas da Murcha ou fusariose  - 

escolha de terrenos bem drenados em locais altos e que não contenham restos de mata ou capoeira, evitar frequentes gradagens em áreas com focos descobertos, eliminação de plantas atacadas e destruição das mesmas na cova (não retirar do local). Localizado o foco, erradicar até três plantas sadias em volta das plantas afetadas etc.

Se você deseja informações técnicas precisas sobre as pragas do maracujá. Clique aqui

Pragas do Maracujá

 Você já passou por um destes problemas em seu maracujazeiro?
 • Flores que caem antes de abrir
• Abelhas desconhecidas rondando as flores
• Lagartas comendo as folhas
• Abortamento de frutos
• Frutos deformados
 Esses são apenas alguns sintomas que suas plantas podem apresentar devido ao ataque de pragas.
 Neste e-book eu te mostrarei quais são as principais pragas do maracujá e como você pode controlar todas elas, então continue a leitura para aprender como resolver os problemas de uma vez por todas, sem estresse.



Referências

Maracujá. (s.d.). Acesso em 23 de 05 de 2020, disponível em Wikpédia - enciplopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maracuj%C3%A1
SOUSA, G. S. (1851). Tratado Descritivo do Brasil em 1587. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003015.pdf
Wikipédia, a. e. (23 de 05 de 2020). Passiflora edulis. Acesso em 23 de 05 de 2020, disponível em Wikpedia - Enciclopedia Livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Passiflora_edulis



tópicos relacionados:
doenças maracujá, doenças pé de maracuja, doenças de maracuja, doenças do maracuja, doenças maracuja fotos, doenças no maracuja, doenças do maracujá embrapa, maracuja doenças pragas, principais doenças do maracuja, doenças do maracujazeiro pdf, doenças do maracuja fotos, pragas maracujá, pragas do maracuja, maracujá pragas e doenças, maracuja pragas e doenças, pragas e doenças do maracuja pdf, pragas no maracujá, pragas maracuja, principais pragas do maracuja, pragas maracujá controle, como eliminar pragas do maracuja, cultura do maracuja pragas e doenças, pragas do maracujá embrapa, pragas do maracujazeiro pdf, pragas do maracujá percevejo




Comentários

Saiba como utilizar um recurso muito pouco explorado, ou muito mal usado do Facebook, em favor do seu negócio - Os Grupos do Facebook

Grupos do Facebook - A melhor estratégia de Marketing

Passar na OAB 2020